Chumbinhos: tipos e características.

Olá amigos atiradores. Esta semana iniciaremos a série “Chumbinhos”, trazendo a cada semana uma parte desta excelente matéria também de autoria do nosso mestre em tiros Nelson L. de Faria, esta publicada na revista Magnum, Edição especial nº 40.

As características dos chumbinhos influenciam de maneira considerável o desempenho do tio. Por isso, o bom entendimento de suas propriedades é um pré-requisito para todos os que almejam obter bons desempenhos, principalmente aqueles adeptos do tio de longo alcance.

O chumbinho tem quatro características principais: cabeça, cintura, saia e perfil interno.

Cada uma efetua função específica e importante. O bom desempenho e eficiência dependem destas características junto com a boa qualidade de fabricação.

·         1 - CABEÇA: é de extrema importância, por ser responsável por transferir a velocidade e o peso do chumbinho na forma de choque ao atingir o alvo. É o seu formato que ajuda ou prejudica a aerodinâmica do chumbinho e tem relação direta com a precisão.

·    2 - CINTURA: os chumbinhos são cinturados, em parte para reduzir a relação peso-comprimento, mas o principal fator é reduzir o atrito no cano enquanto separa a cabeça da saia, permitindo que cada parte desempenhe sua função. A cintura age como uma dobradiça de modo a permitir que a saia se expanda e se acomode melhor ao raiamento do cano.

·       3 - SAIA: é a projetada para receber a rajada de ar e se expandir de modo a selar a passagem do ar pelo cano. A saia deve ser perfeitamente circular e ter as bordas planas para proporcionar a selagem exigida.

·     4 - PERFIL INTERNO: é a parte oca dentro do chumbinho. É projetado para absorver o máximo de ar e, assim, expandir a saia. Ao verificar a deformação da saia do chumbinho, é importante também verificar a seção oca quanto a irregularidades, algo que costuma ocorrer quando a espessura da saia não é uniforme. Chumbinhos mais pesados costumam ter a parte oca menor em relação ao seu tamanho. Esses chumbinhos são projetados para armas de alta potência, ou seja, energia maior do que 15 ft.lb na boca do cano.




Semana que vem traremos as formas e tamanhos. Até próxima!

Total de visualizações

Seguidores