Prós e Contras do Sistema Mola - Pistão

  Olá amigos do Tiro Esportivo. Esta semana iniciaremos nossas postagens com matérias de assuntos do seu interesse, TIRO ESPORTIVO. Abordaremos todos os tipos de temas referentes a esse magnífico universo e caso você tenha interesse em algum tema específico, por favor nos mande um e-mail com o assunto ou a ideia que teve que faremos todo o possível para lhe trazer alguma matéria sobre o assunto. Hoje trazemos uma pequena parte de um dos capítulos do livro Magnum, Armas de Pressão do autor Nelson L. de Faria. O assunto abordado será os prós e contras do sistema mola - pistão das carabinas de pressão modernas. Espero que gostem, tenham uma boa leitura.

  Prós: A propulsão tem energia própria pela mola principal interna, por isso não precisando de fontes externa; e não se perde tempo tendo que bombear o ar comprimido. Essas são as principais razões de esse sistema ser o preferido para caça. A maioria dos modelos apresenta potência magnum. Não existem problemas com válvulas ou anéis de retenção tipo "O" - ring. O barulho é quase sempre menor do que nas armas de CO2 e mais baixo do que nas armas PCP de potência equivalente, não fossem todas elas equipadas com supressores de ruído, como ocorre na atualidade. Existem modelos bem leves, que são muito preciosos e fáceis de disparar, como as carabinas Beeman R7, CZ-Slavia 630 e 631, Gamo 400; e não se pode deixar de mencionar a antiga Gamo 68 e sua variação Gamatic, descontinuadas, mas que foram produzidas no Brasil pela Forjas Taurus.

  Contras: Não se pode deixar uma arma de mola-pistão engatilhada por longos períodos sem que a mola enfraqueça. Costumam apresentar recuo e em alguns casos certas vibrações (embora isso dependa da qualidade individual da arma; e não propriamente do sistema). "Springers" requerem lunetas específicas devido ao duplo recuo. A sequência de recuo duplo é causada pelo impacto do conjunto mola-pistão contra a camada de ar na câmara e, ao rebater, a arma se projeta para trás de modo que em certos casos é preciso um anteparo extra para segurar a luneta. A maioria das armas desse tipo é suscetível a perda de precisão se a coronha for segurada com muita força ou, em certos casos, a arma é mais precisa se a mão apoiar área específica da coronha, o que demanda certo hábito por parte do atirador. Portanto, quando adquirir uma springer nova, experimente várias armas de tiro. Alguns modelos se adaptam melhor a tiros sobre apoios como bench rest, enquanto que outros precisam que a mão de apoio fique aproximadamente 5 centímetros à frente do guardamato. As magnuns são geralmente pesadas e apresentam maior recuo e, por isso, se adaptam melhor a tiros apoiados, principalmente se estiverem equipadas com luneta. Esses últimos pontos não são exatamente "pontos contra", mas se relacionam melhor com as técnicas de tiro exigidas em função do tipo de arma.


 

CARABINA HATSAN 150 - EXEMPLO DE CATEGORIA MAGNUM
Especificações técnicas:*
- Calibre: 5.5 mm;
- Cano: 430 mm;
- Comprimento: 1210 mm;
- Peso: 4300 gramas;
- Velocidade: 305 m/s.**
* Informações obtidas no catálogo Rossi 2013.
** A velocidade pode varias de acordo com o modelo de chumbinho.

Total de visualizações

Seguidores