Carabinas de Baixa Potência

Olá amigos atiradores,

Trazemos esta semana uma cópia da matéria publicada na revista Magnum Edição nº 40 de autoria  de Nelson L. De Faria, quebrando vários tabus que a maioria de nós, leigos, acreditamos ser verdade.

O melhor calibre para a classe de armas baixa potência é sem dúvida o 4.5 mm, embora alguns fabricantes as produzam também no calibre 5.5 mm como marketing de venda para aqueles menos informados que pensam que quanto maior o calibre, melhor. Portanto, ao adquirir uma springer de baixa potência, fique com o calibre 4.5 mm.

As springer de baixa potência são as mais indicadas para a iniciação ao tiro. Leves e de recuo muito baixo, as armas de baixa potência apresentam boa precisão e se adaptam muito bem a tiros do alcance de até 25 metros, embora o melhor desempenho em relação a energia da arma se obtenha a 15 metros.

O peso próprio e a facilidade de engatilhar as carabinas de baixa potência permite que crianças a partir de 8 anos possam ser iniciadas no esporte de tiro. Claro que, nesse caso, a supervisão de um adulto se faz necessária.

Quanto às pistolas, são armas desenvolvidas para tiros a 10 metros e sua potência está bem abaixo das carabinas. Tanto as pistolas por ação de mola-pistão, quanto as PCP e CO2 são de baixa potência. No entanto, entre as pistolas há que se considerar que a grande maioria se posiciona no limite inferior da baixa potência, de modo que são bem mais fracas que as carabinas que também se encontram nessa classe. A exceção* é o modelo P5 Magnum da Diana, a qual apresenta energia igual as das carabinas da classe (em torno de 7 joules) e permite tiros a 25 metros. *Está matéria de alguns anos e hoje em dia temos alguns outro modelos que chegam a categoria de Média potência.

Essas pistolas de potência mais baixa permitem a prática de tiro mesmo dentro de corredores de residência, desde que cuidados com a segurança sejam adotados, pois, embora a potência seja bastante baixa, é preciso tomar cuidado principalmente com a região dos olhos.





Nos diagramas de trajetória e energia entre os calibres 4.5 mm e 5.5 mm (veja tabela anterior), observe que ambos os calibres iniciam com a mesma energia e as miras foram zeradas no alcance de 25 jardas, mas o calibre 5.5 mm retém mais energia durante o percurso, embora sua curva balística seja mais acentuada. As armas de baixa potência são exceção a regra, poi a energia do calibre 5.5 mm permanece ligeiramente mais baixa do que a do calibre 4.5 mm; a curva balística é muito acentuada para o calibre 5.5 mm, o que comprova a ineficiência desse último para tal classe de arma. No entanto, é preciso esclarecer que os calibres nos diagramas são apenas referências para comparação das classes de potência e interferem com a energia em função da massa, mas não interferem diretamente com a trajetória. As curvas não são perfeitas, porque os dados são arredondados.

Portanto, é preciso esclarecer que a trajetória dos projéteis não depende da sua massa, mas sim de sua velocidade inicial e do seu coeficiente balístico, ao passo que a energia varia em função da velocidade e da massa do projétil. Para todos os exemplos, adotei luneta com altura de 1,8 polegada acima da linha de centro do cano e CB 0,018.

Espero que tenham gostado.
Para sugestões de matérias nos envie para o e-mail atendimento@pecasdecarabina.com.br

Total de visualizações

Seguidores